I CONGRESSO NACIONAL DE TECNOLOGIA AMBIENTAL Sustentabilidade e Bioeconomia _____________________________________ 23 a 24 de outubro de 2018 _____________________________________ UFF – Volta Redonda, RJ.

CONFERENCISTAS

Prof. Dr. Jomas Contiero (UNESP-Laboratório de Microbiologia Industrial)

Conferência 1: “”

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Pós doutorado pela Ohio State University em 1996-1997, Livre Docente em 2005. Atualmente é Prof. Adjunto III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ocupou o cargo de Vice Diretor (2007 – 2011) e de Diretor (2011 – 2015), Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Pesquisa em Bioenergia da Unesp (IPBEN), atualmente é Coordenador Executivo do IPBEN e Membro do Conselho Curador da Fundunesp. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: pseudomonas aeruginosa, biosurfactante, ácido lático, ramnolipídeos e fermentação submersa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D .

(Fonte: Currículo Lattes)

 

 

Prof. Dr. Daniel Caixeta Andrade (IERI-UFU)

Conferência 2: “”Eficiência ecológica e eco-inovações: panorama para o Brasil e BRICS”

Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU). É economista pela Universidade Federal de São João del Rei (2004), concluiu o mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e o doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2010), com período sanduíche na University of Vermont (EUA). Em 2014 concluiu seu estágio pós-doutoral na Flinders University of South Australia, sendo bolsista da CAPES. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente (2018-2019) é presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Suas pesquisas são focadas na área de Economia dos Recursos Naturais, com ênfase em Economia Ecológica. Especificamente, vem trabalhando nos seguintes temas: aspectos teóricos e metodológicos da Economia Ecológica; novos métodos de valoração de bens e serviços ecossistêmicos; políticas ambientais, particularmente mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); interações dinâmicas entre os sistemas econômico, social, físico e biológico; desenvolvimento econômico e sustentabilidade; indicadores alternativos ao PIB. (Fonte: Currículo Lattes)

 

 

 

Profa. Dra. Carolina Medeiros Bahia (UFSC)

Conferência 3: “Sociedade de Risco, Direito e Tecnociência”.

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado (2004) e doutorado em em Direito, Estado e Sociedade, sub-área Direito e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora Adjunto C, nível I, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de graduação, mestrado acadêmico e mestrado profissional, membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA) e Diretora do Instituto “O Direito Por Um Planeta Verde”. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade de massa e hiperconsumo – responsabilidade no âmbito das relações de consumo – responsabilidade civil ambiental. (Fonte: Currículo Lattes)

 

 

 

Profa. Dra. Maria Valnice Boldrin (UNESP – IQCAr)

Conferência 4: “Micropoluentes: da Detecção ao Tratamento”

Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (1980), Mestre em Físico-Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Carlos (1985) , Doutor em Ciências Químicas pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Carlos (1989), Livre docente em Química Analítica pelo Instituto de Química, UNESP, Araraquara 1998 e Professor titular em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É docente do Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, UNESP Araraquara desde 1987. Realizou três estágios de pós-dourado (Química Analítica junto à University of Loughborough, Inglaterra em 1992-1994, Eletroanalítica junto à Universidade of Wisconsin, Madison, USA em 2002 e Química Analítica, junto à Oxford University em 2008. Foi contemplada com o prêmio Elsevier/CAPES 2014 que destacaram 10 pesquisadoras Brasileiras cujas pesquisas causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base SCOPUS e orientações acadêmicas. Recebeu o prêmio CAPES/VALE de Ciência e Sustentablidade 2014 de honra ao mérito pela orientação da tese de Michelle F. Brugnera na modalidade de Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia. É assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP desde 2009 até o presente momento. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química entre 2004-2007. Foi coordenadora do projeto temático da FAPESP na área de Química Analítica de corantes entre 2009 a 2015 e coordena o projeto de INCT – DATREN. Foi membro titular do Comitê Assessor em Química do CNPq de 03/2013 a 04/2015(Coordenador do CA-QU de /2014 até 2015). Foi coordenadora da avaliação de bolsas TWAS/ CNPq em 2015 e participou da avaliação de projetos de infraestrutura FINEP em 2016. É diretora da divisão de Eletroquimica e Eletroanalítica da SBQ a partir de 2016. Tem experiência na área de química analítica e atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos eletroanalíticos e cromatográficos para análise de corantes, fármacos e moléculas de interesse ambiental, métodos de degradação usando processos fotoeletrocatalíticos, sensores eletroquímicos e fotoeletrocatálise.
(Fonte: Currículo Lattes)