Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Pós doutorado pela Ohio State University em 1996-1997, Livre Docente em 2005. Atualmente é Prof. Adjunto III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ocupou o cargo de Vice Diretor (2007 – 2011) e de Diretor (2011 – 2015), Vice-Coordenador Executivo do Instituto de Pesquisa em Bioenergia da Unesp (IPBEN), atualmente é Coordenador Executivo do IPBEN e Membro do Conselho Curador da Fundunesp. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, atuando principalmente nos seguintes temas: pseudomonas aeruginosa, biosurfactante, ácido lático, ramnolipídeos e fermentação submersa. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D .
(Fonte: Currículo Lattes)
Professor Associado do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI-UFU). É economista pela Universidade Federal de São João del Rei (2004), concluiu o mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e o doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2010), com período sanduíche na University of Vermont (EUA). Em 2014 concluiu seu estágio pós-doutoral na Flinders University of South Australia, sendo bolsista da CAPES. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente (2018-2019) é presidente da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO). Suas pesquisas são focadas na área de Economia dos Recursos Naturais, com ênfase em Economia Ecológica. Especificamente, vem trabalhando nos seguintes temas: aspectos teóricos e metodológicos da Economia Ecológica; novos métodos de valoração de bens e serviços ecossistêmicos; políticas ambientais, particularmente mecanismos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA); interações dinâmicas entre os sistemas econômico, social, físico e biológico; desenvolvimento econômico e sustentabilidade; indicadores alternativos ao PIB. (Fonte: Currículo Lattes)
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado (2004) e doutorado em em Direito, Estado e Sociedade, sub-área Direito e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é professora Adjunto C, nível I, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de graduação, mestrado acadêmico e mestrado profissional, membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA) e Diretora do Instituto “O Direito Por Um Planeta Verde”. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade de massa e hiperconsumo – responsabilidade no âmbito das relações de consumo – responsabilidade civil ambiental. (Fonte: Currículo Lattes)
Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade de São Paulo (1980), Mestre em Físico-Química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Carlos (1985) , Doutor em Ciências Químicas pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, São Carlos (1989), Livre docente em Química Analítica pelo Instituto de Química, UNESP, Araraquara 1998 e Professor titular em Química Analítica pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É docente do Departamento de Química Analítica, Instituto de Química, UNESP Araraquara desde 1987. Realizou três estágios de pós-dourado (Química Analítica junto à University of Loughborough, Inglaterra em 1992-1994, Eletroanalítica junto à Universidade of Wisconsin, Madison, USA em 2002 e Química Analítica, junto à Oxford University em 2008. Foi contemplada com o prêmio Elsevier/CAPES 2014 que destacaram 10 pesquisadoras Brasileiras cujas pesquisas causaram impacto na comunidade científica, artigos publicados e indexados na base SCOPUS e orientações acadêmicas. Recebeu o prêmio CAPES/VALE de Ciência e Sustentablidade 2014 de honra ao mérito pela orientação da tese de Michelle F. Brugnera na modalidade de Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia. É assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP desde 2009 até o presente momento. Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Química do Instituto de Química entre 2004-2007. Foi coordenadora do projeto temático da FAPESP na área de Química Analítica de corantes entre 2009 a 2015 e coordena o projeto de INCT – DATREN. Foi membro titular do Comitê Assessor em Química do CNPq de 03/2013 a 04/2015(Coordenador do CA-QU de /2014 até 2015). Foi coordenadora da avaliação de bolsas TWAS/ CNPq em 2015 e participou da avaliação de projetos de infraestrutura FINEP em 2016. É diretora da divisão de Eletroquimica e Eletroanalítica da SBQ a partir de 2016. Tem experiência na área de química analítica e atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de métodos eletroanalíticos e cromatográficos para análise de corantes, fármacos e moléculas de interesse ambiental, métodos de degradação usando processos fotoeletrocatalíticos, sensores eletroquímicos e fotoeletrocatálise.
(Fonte: Currículo Lattes)
Possui graduação em Química Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2000) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora Associado III da Universidade Federal de Lavras. A partir de maio de 2016 é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Agroquímica e Coordenadora do Laboratório de Gestão de Resíduos. Atua na área de Eletroquímica e Cromatografia, na quantificação de interferentes químicos via modificação de superfícies de eletrodos e desenvolvimento de procedimento de amostragem em matrizes ambientais. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: técnicas eletroanalíticas, HPLC, álcool combustível, biodiesel, resíduos químicos, agroquímicos, compostos de interesse em segurança alimentar, catálise, catálise heterogênea.
(Fonte: Currículo Lattes)
Doutora e Mestre em Direito Público e Evolução Social. Especialista em Direito Público. Professora do Curso de Direito e do Mestrado em Tecnologia Ambiental da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora da Pós – Graduação Lato Sensu em Residência Jurídica – UFF/VR. Pesquisadora do GEMADI/UFF – Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito. Pesquisadora colaboradora do “Proyecto de Investigaciòn Sustentabilidad y Desarrollo: perspectivas para la construcciòn de um estado de derecho ambiental en Brasil y Costa Rica”, coordenado pelo prof. dr. Carlos E. Peralta, do Instituto de Investigaciones Jurídicas de la Faculdad de Derecho de la Univesidad de Costa Rica.Membro do Conselho Editorial da Editora Lumen Juris. Parecerista de periódicos. Autora de livros e artigos jurídicos. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ.
(Fonte: Currículo Lattes)
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense com período sanduíche na Universitè Lumière Lyon 2 (2017). Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2011), especialista em Direito Processual pela Universidade Federal Fluminense (2008). Trabalhou como advogada, analista do Jurídico da Caixa Econômica Federal e professora de Direito Processual Civil no Centro Universitário de Volta Redonda – UNIFOA. Membro do Grupo de Pesquisa “Empresa, Direito e Sociedade”, atuando no Projeto “Na Baía Mobilidade é a Barca”, financiado pela Fundação Carlos Chagas, e cujas atividades são desenvolvidas em parceria com membros da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP). Coordenadora do GEPPIC (Grupo de Estudos em Políticas Públicas, Instituições e Controles). Bolsista da CAPES – PDSE para realização de Doutorado Sanduíche na Université Lumière Lyon 2. Foi membro do grupo de pesquisa Efetividade de Jurisdição/GPEJ-CNPq, junto ao qual foi desenvolvido o projeto de pesquisa euroamericano “Código modelo de jurisdição administrativa”, em parceria com a Universidade Alemã de Ciências da Administração Pública de Speyer (Deutxche Hochschule für Verwaltungswissenschaffen Speyer/DHV).
(Fonte: Currículo Lattes)
Graduação em Química pela Universidade de São Paulo, Mestre em Físico-Química pela Universidade de São Paulo, Doutor em Físico-Química pela Universidade de São Paulo, Livre Docente em Química Analítica pela Universidade de São Paulo e Professor Titular em Química pela Universidade de São Paulo. Estágios na University of Southampton, UK, Loughborough University Technology, UK e University of Oxford, UK. Atualmente é professor voluntário do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” e Professor visitante na Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense. Publicação de 159 artigos científicos, 5 capítulos de livros, 2 livros e 320 trabalhos em anais de congressos científicos. Orientação de 22 teses de doutorado, 30 dissertações de mestrado e 59 trabalhos de iniciação científica. Desenvolvimento de pesquisas nas áreas de Química Analítica e Físico-Química nas especialidades de Eletroquímica e Eletroanalítica. A temática de pesquisa atual está relacionada com Sensores, Detectores Eletroquímicos acoplados com Técnicas Cromatográficas e Métodos Eletroanalíticos na área de Bioenergia, com enfase em Biocombustíveis, Bioprodutos, Biomassa e Biorrefinarias.
(Fonte: Currículo Lattes)
Anuj K. Chandel é professor visitante da USP-CAPES e pesquisador na área de Biotecnologia Industrial na Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo (USP), Brasil. Anuj recebeu seu grau de bacharel, mestre e doutor. pela Meerut University, IIT-Roorkee e JNT University, Hyderabad, Índia, respectivamente.
Antes de ingressar na USP-Lorena, o Dr. Chandel trabalhou como Cientista Líder no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) – Piracicaba, Brasil e foi responsável pela liderança científica na implantação do processo de etanol celulósico na planta de demonstração e atividades de expansão. O pesquisador possui 17 anos de experiência em pesquisa trabalhando em indústrias e universidades com produção de biocombustíveis, produção de enzimas industriais e separações baseadas em membranas. Ele publicou 58 artigos em revistas especializadas e 30 capítulos de livros. Também co-editou 7 livros sobre Xilitol, Degradação Sustentável da Biomassa Lignocelulósica, Desenvolvimento de Biocombustíveis no Brasil, Desenvolvimento de Biocombustíveis Indianos, Extremófilos, Biorrefinaria de cana-de-açúcar e Fontes sustentáveis de energia: Recursos enzimáticos. Suas contribuições abrangem os domínios da ciência da biomassa, biotecnologia e política, e incluem o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis e bioquímicos, sob o conceito de biorrefinaria.
É Pós-doutor em Direito Ambiental pela Universidade Paris I (2017), Doutor em Direito da Cidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2012), Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ, 2005). Professor Adjunto da UFF, desde 2014 atua no Curso de Direito do Polo Universitário de Volta Redonda, sendo um dos lideres do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito (GEMADI) e ministrando as disciplinas Direito Ambiental e Direito Florestal. Integra desde 2015 o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da mesma Universidade (PPGDC/UFF). Autor do livro “Novo Código Florestal: enchentes e crise hídrica no Brasil”(2016), participou da organização de algumas obras coletivas, destacando-se as seguintes: “Democracia Ambiental na América Latina: uma abordagem comparada”(2016), “Questões Socioambientais na América Latina”(2016), “Constituição, Crise Hídrica, Energia e Mineração na América Latina”(2016), “O Estado Regulador no Cenário Ambiental” (IDPV, 2017) e “Climate Change, Environmental Treaties and Human rights” (2018). Atua principalmente com os seguintes temas: mudanças climáticas, tutela das florestas, Direito Ambiental na sociedade de risco, Democracia Ambiental e Direito Constitucional Ambiental. Atualmente, pesquisa os aspectos jurídicos das relações existentes entre a proteção das florestas, a produção de energia e as alterações no clima.
(Fonte: Currículo Lattes)