II Congresso Nacional de Tecnologia Ambiental: Natureza, Sociedade e Tecnologia – Em Breve

Palestrantes



I) Painel Sustentabilidade


Profa. D. Sc. Fabiane Lizarelli

Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e professora da modalidade EaD desde 2012 em cursos de graduação e especialização (Especialização em Gestão Pública) do Programa UAB-UFSCar. Possui Graduação (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela UFSCar.

(Fonte: Currículo Lattes)


Prof. D. Sc. José Manuel Febles Gonzalez

Licenciado em Geografia Física Geral pela Faculdade de Geografia, Universidade de La Habana (1974). Doutor em Ciências Agrícolas. PhD. (1989). Doutor em Ciências (2007). Professor Titular de Ciências do Solo e de Ciências Ambientais. Presidente do Tribunal Permanente de Edafologia da República de Cuba. Diretor de pesquisas de caráter multidisciplinar no Oeste de Cuba, na Região Central Andina do Equador, no Vale do Rio Guadalquivir (seção Sevilla – Cádiz) na Espanha, Indicadores de Sustentabilidade na Agricultura de Subsistência, Chiapas (México), na Bacia do Rio Piraí no Departamento de Santa Cruz (Bolívia), Indicadores de Sustentabilidade de Ecossistemas Agrícolas (Espanha e Venezuela) e outros.

(Fonte: Currículo Lattes)


Prof. D. Sc. Carlos Walter Porto-Gonçalves

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado m Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Professor por tempo determinado – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina, assessoria em pesquisa-extensão com a UFF da Comissão Pastoral da Terra – Nacional e professor Titular da Universidade Federal Fluminense.

(Fonte: Currículo Lattes)




Prof. D. Sc. Luke Flory

Professor Assistente na Universidade da Flórida em Ecologia de Invasão de Plantas. Vencedor do Prêmio de Excelência de 2014 para professores assistentes. Possui 74 artigos publicados, o Flory Lab possui pesquisas que se concentram amplamente na compreensão da ecologia das invasões biológicas, incluindo as consequências das invasões da comunidade e do ecossistema, interações entre invasões e incêndio, evolução das espécies introduzidas e acúmulo de patógenos. Novos projetos em desenvolvimento investigarão o risco de invasão de culturas de biocombustíveis e a interação entre invasões e mudanças climáticas.



II) Painel Tecnologia de Aproveitamento de Resíduos


Prof. D. Sc. Claudio Fernando Mahler

 Graduado em Engenharia Civil (1971) e em Psicologia (1988); Mestrado (1974) e doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Pós-doutorado na Universidade de Osnabrück (2001) e na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2006) onde também obteve o título de Livre Docente. Professor titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE). É líder do Grupo de Estudos em Tratamento de Resíduos (GETRES) e Solos não Saturados na UFRJ. Possui projetos com a Alemanha financiados pela Fundação Volkswagen, DAAD e Ministérios do Ambiente e Educação. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Solos não Saturados, Dinâmica dos Solos e Geotecnia Ambiental. Membro do conselho cientifico do Simpósio Internacional de Gerenciamento de Aterros e Tecnologia de Resíduos que se realiza em Sardenha na Itália a cada dois anos.

(Fonte: Currículo Lattes)


Prof. D. Sc. Alexandre Lioi Nascentes

Graduação em Engenharia Civil com Ênfase em Engenharia Sanitária pela UERJ, Mestrado em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, Doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ e Pós-Doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC. Professor Adjunto IV da Área de Hidráulica e Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia da UFRRJ. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (PGEAAmb/UFRRJ); Bolsista FAPERJ JCNE Jovem Cientista do Nosso Estado 2019-2022; Pesquisador do Grupo de Pesquisa Engenharia e Monitoramento de Biossistemas (EMBio/UFRRJ). Experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental. Revisor de periódicos como Engenharia Sanitária e Ambiental, Revista Ambiente & Água, Revista de Ciências Exatas, Revista Tecnologia e Sociedade, Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração, Revista Eletrônica Teccen, Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, African Journal of Environmental Science and Technology.

(Fonte: Currículo Lattes)


Profa. D. Sc. Teresa Cristina Brazil de Paiva

Professora Titular da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (2017), onde obteve o título de Livre-docente (2015). Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1983), mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Ciências (Química Orgânica) pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Membro da Comissão de Ética Ambiental da EEL/USP. Atua como revisora de artigos em periódicos e assessora ad hoc da FAPESP, CNPq e outras instituições de fomento à pesquisa e formação de recursos humanos. Experiência na área de Ciência Ambiental, com ênfase em Caracterização e Tratamento de Águas Residuárias e Águas Superficiais.

(Fonte: Currículo Lattes)


Prof. D. Sc. Horacio de Belaustegui

Licenciado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais Renováveis. Professor de Ecologia na Universidade Nac. de La Plata, Presidente da Fundação Biosfera. Com mais de 30 anos de investigação e documentação no campo Ecologia e Meio Ambiente, com um marco de desenvolvimento sustentável, economia circular e câmbio escalável.



II) Painel Poluição Ambiental


Prof. D. Sc. Nelson Moura Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Professor Titular do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Coordenador da Área de Ciências Agrárias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e membro do Conselho Superior da FAPERJ. Recebeu, em 2015, prêmio da Academia de Ciências de Cuba na modalidade de resultados de investigação científica como colaborador do trabalho: Buenos Suelos em Extinción: La Degradación de los Suelos Ferralíticos Rojos en el Occidente de Cuba.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Poluição do Solo. Coordenador do Laboratório de Química e Poluição do Solo e Sub-Coordenador do Laboratório de Estudo das Relações Solo-Planta. Professor “Convidado/Visitante” da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional Autônoma de Honduras. (UNAH).

(Fonte: Currículo Lattes)


Prof. D. Sc. Cláudio Ernesto Taveira Parente

Graduado em em Ciências Biológicas (Licenciado e Bacharel em Ecologia) pela UFRRJ, Mestre em Gestión y Restauración del Medio Natural pela Universidad de Barcelona e Doutor em Ciências Biológicas pelo Programa de Biofísica Ambiental do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ (Capes 7). Tem como principais áreas de investigação a exposição humana e contaminação ambiental por antibióticos e agrotóxicos, incluindo o comportamento estereoquímico de inseticidas piretróides no meio ambiente. Pesquisador principal/colaborador nos seguintes estudos: monitoramento e dinâmica ambiental de antibióticos, agrotóxicos e metais, avaliação de risco ambiental, ecotoxicologia e ocorrência ambiental de bactérias e genes resistentes aos antibióticos.

(Fonte: Currículo Lattes)


Prof. D. Sc. Luiz Claudio Gomes Pimentel

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela UFRJ (1993) e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFRJ (1998). Professor Titular do Departamento de Meteorologia/IGEO da UFRJ. Atua na área de Química da Atmosfera, Micrometeorologia, Modelagem Ambiental, Modelagem Atmosférica e da Qualidade do Ar e desenvolvimento de métodos híbridos de solução de equações diferenciais aplicadas aos fenômenos de transporte na atmosfera. Coordena Programa de Extensão associado a popularização da ciência na rede pública de ensino e ao desenvolvimento de tecnologias digitais para a formulação de políticas públicas em gestão ambiental. Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFRJ.

(Fonte: Currículo Lattes)


Prof. D. Sc. José Francisco de Oliveira Júnior

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (1998), Mestrado em Meteorologia pela Universidade Federal de Alagoas (2001), Doutorado em Ciências Atmosféricas, em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE (2008) e Pós-Doutorado na Engenharia Mecânica – COPPE/UFRJ (2011) na área de Fenômenos de Transporte (Mecânica dos Fluidos). Membro fundador da UNEMET (União Nacional dos Estudiosos em Meteorologia). Participação como Pesquisador Associado nas Universidades da UBU (Universidade de Burgos – Espanha) – PKNU (Purkyong National University – Coréia do Sul). Participação como Pesquisador-Colaborador no Laboratório de Modelagem de Processos Marinhos e Atmosféricos (LAMMA) -Núcleo Computacional de Estudo de Qualidade do Ar – NCQAr-UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro). Membro da European Geophysical Society – COSIS.net. Professor Associado I do Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) do Laboratório de Meio Ambiente e Meteorologia Aplicada (LAMMA). Experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Ambiental, Micrometeorologia, Modelagem Atmosférica, e outras.

(Fonte: Currículo Lattes)

Skip to content